segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS

NUMEROS RACIONAIS 

Numero racional é todo o numero que pode ser escrito na forma a/b (com b diferente de zero)

 Exemplos :

a) 5 = 5/1 
b) -2 = -2/1 
c) 0,7 = 7/10 
d) 2,83 = 283/100 
e) 0,444... = 4/9 
f) 0,7272... 72/99 

Observe que:

- todo o número inteiro é um número racional 
- toda decimal exata é um número racional 
- toda decimal periódica é um número racional



 NÚMEROS IRRACIONAIS

 Os números que não podem ser escritos em forma de fração são chamados de números irracionais , os números irracionais têm infinitas casas decimais e não são periódicas. 

Exemplos

 a) 0,4137128..... 
b) 7,1659314.... 
c) -0,4837616... 
d) -2,8283541.... 

As raízes quadradas de números que não são quadrados perfeitos são também exemplos de números irracionais. 

a) √2 = 1,4142.... 

b) √3 = 1,7320.... 

c) 5 = 2,2360...
d) 6 = 2,4494...


ATENÇÃO !

 Observe que :

4 é um número racional, pois 4 = 2

9 é um número racional pois 9 = 3


EXERCICIOS

1)      Quais destes números são racionais?

a)      4

b)      8

c)       0

d)      -7

e)      0,3

f)       2,9

g)      -3,8

h)      0,473

i)        1,845


2)      Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)      0,777..

b)      4,1212...

c)       5,1318..

d)      0,1465..

e)      2,8181...

f)       4,845845...

g)      3,476582...

h)      0,193238...

i)        6,123123...

j)        1,234576...



3)      Determine as raízes apenas quando são números naturais

a)      1

b)      2

c)       3

d)      4

e)      5

f)       6

g)      7

h)      8

i)        9


Responda :

a)       quais dos números acima são racionais?

b)      Quais dos números acima são Irracionais?


 4)      Classifique em racional ou irracional cada número seguinte:

a)      12

b)      15

c)       16

d)      24

e)      36

f)       49

g)      44

h)      58

i)        60

j)        64

k)      72

l)        √81



NÚMEROS REAIS

 A união dos conjuntos dos números racionais e irracionais chama-se conjunto dos números reais que será indicado com IR .

Exemplos

a) 3/5 é um número racional. É também um número real 
b) √7 é um número irracional .É também um número real 

Obs: que todo o número natural é inteiro, todo o numero inteiro é também racional e todo o racional é também real 


EXERCÍCIOS 

1)      Observe o conjunto A e responda

A = { 6,15, 20, 25, 36, 40, 49}

a)      Quais os elementos de A são números racionais?
b)      Quais os elementos de A são números irracionais?
c)       Quais elementos de A são números Reais?

2)      Responda :

a)      Todo o número racional é real?
b)      Todo o número irracional é real?
c)       Todo número real é racional?
d)      Todo número real é irracional?


3)      Quais destes números são reais?

a)      1

b)      -1

c)       4

d)      -4

e)      9

f)       -9



OPERAÇÕES EM IR – PROPRIEDADES 

Todas as operações estudadas em Q e suas respectivas propriedades também são validas em IR. Para quaisquer numero reais a, b, c, temos: 


ADIÇÃO 

1) Fechamento 
(a + b) € IR 

2) Comutativa 
a + b = b + a 

3) Associativa 
(a + b ) + c = a + ( b + c) 

4) Elemento Neutro
 a + 0 = 0 + a = a 

5) Elemento oposto
 a + (-a) = 0 




MULTIIPLICAÇÃO

 1) Fechamento
 (a . b) € IR 

2) Comutativa 
a . b = b . a 

3) Associativa 
( a . b) . c = a . ( b . c) 

4) Elemento Neutro 
a . 1 = 1 . a = a 

5) Elemento inverso 
a . 1/a = 1 ( a ≠ 0 ) 


6) Distributiva da multiplicação em relação à adição
a. (b + c) = a.b + a.c


EXERCÍCIOS

1)      Aplique a propriedade distributiva:

 a)      5 . ( x + y)

b)      2 . (3a + 4m)

c)       3.(a + 2m)

d)      7.(3x + y)

e)      a.(x -  y)

f)       4 . (2a – x )

g)      7. (x – y)

h)      -7 . (x – y)

i)        3 . (2x + y)

j)        -3 . (2x + y)

k)      2 . (3a – 4y)

l)        -2 . (3a – 4y)

2)      Sejam as afirmações:

      a)    a + m + n = n + m + a

b)      3x – 4y + z = -4y + 3x + z

c)       -5( x + Y) =  -5x – 5y

Quais são verdadeiras?

VALOR NUMÉRICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA 


Observe os dois tipos de expressão matemáticas: 

Expressão numéricas 

a) 7 -1 + 4 
b) 2. 5 – 3 
c) 8² - 1 + 4

Expressões Algébricas 

a) x + y – z 
b) 2x – 4a +1 
c) 3x² - 5x + 9 

Expressões numéricas  –  possuem apenas números. 

Expressões algébricas  –  possuem números e letras ou apenas letras 


VALOR NÚMERICO DE UMA EXPRESSÃO ALGÉBRICA

Para obter o valor numérico de uma expressão algébrica, você deve proceder do seguinte modo: 

1º) Substituir as letras por números reais dados. 

2º) Efetuar as operações indicadas, devendo obedecer à seguinte ordem: 

a) Potenciação 
b) Divisão e multiplicação 
c) Adição e subtração 

IMPORTANTE! 

Convém utilizar parênteses quando substituímos letras por números negativos 

Exemplo 1

Calcular o valor numérica de 2x + 3a 
para x = 5 e a = -4 

2.x+ 3.a 
2 . 5 + 3 . (-4) 
10 + (-12) 
-2 

Exemplo 2 

Calcular o valor numérico de x² - 7x +y
 para x = 5 e y = -1 

x² - 7x + y 
5² - 7 . 5 + (-1) 
25 – 35 -1 
-10 – 1 
-11 



Exemplo 3 

Calcular o valor numérico de : 
2 a + m / a + m ( para a = -1 e m = 3) 

2. (-1) + 3 / (-1) + 3 
-2 + 3 / -1 +3 
½ 

Exemplo 4

Calcular o valor numérico de 7 + a – b (para a= 2/3 e b= -1/2 )

7 + a – b 
7 + 2/3 – (-1/2) 
7 + 2/3 + 1 / 2 
42/6 + 4/6 + 3/6 
49/6 


EXERCICIOS 

1) Calcule o valor numérico das expressões: 

a) x – y (para x =5 e y = -4) (R:9) 
b) 3x + a (para x =2 e a=6) (R: 12) 
c) 2x + m ( para x = -1 e m = -3) (R: -5) 
d) m – 2 a ( para m =3 e a = -5) (R: 13) 
e) x + y ( para x = ½ e y = -1/5) (R: 3/10) 
f) a –b ( para a =3 e b = -1/2) (R: 7/2) 

2) Calcule o valor numérico das expressões 
a) a³ - 5 a (para a = -2) (R: 2) 
b) x² - 2y ( para x = -3 e y =5) (R: -1) 
c) 3a² - b² (para a = -2 e b = -7) (R: -37) 
d) 5a² + 3ab (para a = -3 e b = 4) (R: 19) 
e) a² + 4a (para a = 2/3) (R: 28/9) 


EXPRESSÕES ALGÉBRICAS 

TERMO ALGÉBRICO OU MONÔMIO 

Um produto de números reais, todos ou em parte sob representação literal, recebe o nome de monômio ou termo algébrico 

Exemplos 

a) 7x 
b) 4/5 a² 
c) -5x²y 
d) –xyz 

Em todo monômio destacamos o coeficiente numérico e a parte literal (formada por letras) 

Exemplo

7x , coeficiente 7 e parte literal x 
4/5a² coeficiente 4/5, parte literal a² 
-5x²y coeficiente -5, parte literal x²y 
-xyz coeficiente -1, parte literal xyz 

Obs: todo o número real é um monômio sem parte literal


GRAU DE UM MONÔMIO 

O grau de um monômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal 

Exemplo 1

Qual o grau do monômio 7x³y² ?

Solução:

Somando-se os expoentes dos fatores literais,temos 3 + 2 = = 5 
resposta 5º 


Exemplo 2

Qual o grau do monômio -8a²bc? 
Solução: 
Somando-se os expoentes dos fatores, temos: 2 + 1 + 1 = 4 
resposta 4º grau 

Observação: 
O grau de um monômio também pode ser dado em relação a uma letra de sua parte literal. 

Exemplo 3 
7 x³y² - é de 3º grau em relação a x , é do 2º grau em relação a y 

EXERCÍCIOS 

1) De o grau de cada um dos seguintes monômios:

a) 5x² = (R: 2º grau) 
b) 4x⁵y³ = (R: 8º grau) 
c) -2xy² = (R: 3º grau) 
d) a³b² = (R: 5º grau) 
e) 7xy = (R: 2º grau) 
f) -5y³m⁴= (R: 7º grau) 
g) 6abc = (R: 3º grau) 
h) 9x³y²z⁵ = (R: 10º grau) 


POLINÔMIO COM UMA VARIÁRIAL

Polinômio é uma expressão algébrica de dois ou mais termos 

Exemplos 

1) 7x – 1 
2) 8x² - 4x + 5 
3) x³ + x² - 5x + 4 
4) 4x⁵ - 2x³ + 8x² x + 7 

Convém destacar que:

- Os expoentes da variável devem ser números naturais 1, 2, 3, 4, ...... 
- Os polinômios de dois termos são chamados binômios ( exemplo 1) 
- Os polinômios de três termos são chamados trinômios (exemplo 2) 
- Os polinômios com mais de três termos não tem nomes especiais. (exemplos 3 e 4) 

GRAU DE UM POLINÔMIO A UMA VARIALVEL

O grau de um polinômio é indicado pelo maior expoente da variável 

Exemplo 

a) 7x⁴ - 3x² + 1 é um polinômio do 4º grau 
b) x³ - 2x⁵ + 4 é um polinômio do 5º grau Em geral, os polinômios são ordenados segundo as potencias decrescentes da variáveis 

Exemplos 

5x³ + x⁴ + 6x – 7x² + 2 ( polinômio não ordenado) 
x⁴ + 5x³ - 7x² + 6x + 2 ( polinômio ordenado) 

Quando um polinômio estiver ordenado e estiver faltado uma ou mais potencias, dizemos que os coeficientes desses termos são zero e o polinômio é incompleto. 

Exemplos

x⁴ + 5x + 1 ( polinômio incompleto) 
x⁴ + 0x³ + 0x² + 5x + 1 (forma geral ou completa) 


TERMOS SEMELHANTES 

Dois ou mais termos são semelhantes quando têm a mesma parte literal 

Exemplos 

a) 5m e -7m são termos semelhantes 
b) 2xy³ e 9y³x são termos semelhantes 

Obs : não importa a ordem dos fatores literais Não são semelhantes os termos: 4x e 7x² observe que os expoentes de x são diferentes 

EXERCICIOS 

1) Quais pares de termos são sememlhantes? 

a) 7a e 4a (X) 
b) 2x² e -6x² (X) 
c) 4y e 5y² 
d) 8xy e –xy (X) 
e) 5a e 4ab 
f) 4ab e 5/8 ab (X) 
g) 8xy e 5yx (X) 
h) 4x²y e –xy 
i) xy² e 2x²y 
j) 3acb e abc (X) 

REDUÇÃO DE TERMOS SEMELHANTES 

Quando, numa mesma expressão, tivermos dois ou mais termos semelhantes podemos reduzi-los todos a um único termo, usando a propriedade distributiva 

EXEMPLOS

1) 5x +3x – 2x = (5 + 3 – 2 )x = 6x 
2) 7xy – xy + 5xy = (7 -1 + 5) xy = 11xy 

Conclusão: somamos os coeficientes e conservamos a parte literal 

EXERCÍCIOS 

1) Reduza os termos semelhantes 

a) 8a + 2a = (R: 10a) 
b) 7x – 5x = (R: 2x) 
c) 2y² - 9y² = (R: -7y²) 
d) 4a² - a² = (R: 3a²) 
e) 4y – 6y = ( -2y) 
f) -3m² + 8m² = (R: 5m²) 
g) 6xy² - 8y²x = (R: -2y²x) 
h) 5a – 5a = (R: 0) 

2) Reduza os termos semelhantes:

a) 7x – 5x + 3x = (R: 5x) 
b) 2y – y – 10y = (R: -9y) 
c) 4a + a – 7a = (R: -2a) 
d) x² + x² - 2x² = (R: 0 ) 
e) ab – ab + 5ab = (R: 5ab) 
f) 4x³ - x³ + 2x³ = (R: 5x³) 
g) 10x – 13x – x = (R: -4x) 
h) 8x – 10x + 4x = (R: 2x) 

3) Reduza os termos semelhantes: 

a) 8x + 1x/2 = (R: 17x/2) 
b) 3a - 2a/3 = (R: 7a/3) 
c) 1x/2 + 1x/3 = (R:  5x/6) 
d) 2x/3 - 1x/2 = (R: 1x/6) 
e) 1y/2 – 2y/5 = (R: 1y/10)
 f) 2x + 1x/2 – 3x/4 = (R: 7x/4)

 Há casos em que numa expressão há termos diferentes e termos semelhantes entre si. Observe que a redução só pode ser feita com termos semelhantes. 

Exemplo 1

7x + 8y – 2x – 5y 
7x -2x + 8y -5y 
5x + 3y 

Exemplo 2:

4a³ + 5a² + 7a – 2a² + a³ - 9a + 6 
4a³+ a³+ 5a²– 2a²+ 7a- 9ª + 6 
5a³ + 3a² - 2a + 6 

EXERCÍCIOS 

1) Reduza os termos semelhantes: 

a) 6a + 3a – 7 = (R: 9a - 7)
b) 4a – 5 – 6a =  (R: -2a - 5)
c) 5x² + 3x² - 4 = (R: 8x² - 4)
d) X – 8 + x = (R: 2x -8)
e) 4m – 6m -1 = (R: -2m -2)
f) 4a – 3 + 8 = (R: 4a + 5)
g) x² - 5x + 2x² = (R: 3x² - 5x)
h) 4a – 2m – a = (R: 3a - 2m)
i) Y + 1 – 3y = (R: -2y + 1)
 j) X + 3xy + x = (R : 3x + 3xy)

2) Reduza os termos semelhantes 

a) 7a – 2a + 4b – 2b = (R: 5a + 2b)
b) 5y² - 5x – 8y² + 6x = (R: -3y² + 1x)
c) 9x² + 4x- 3x² + 3x =  (R: -6x² + 7x)
d) X + 7 + x – 10 – 1 = (R: 2x -4)
e) x³ - x² + 7x² + 10x³ + 4 = ( 11x³  + 6x² + 4)
f) 2x³ - 7x² + 4x – 2 + 8 – 3x² = ( R: 2x³- 10x² + 4x + 6)
g) 4a²b – 3b² - 6b² - 2a²b – 1 = (R: 2a²b - 9b² - 1)

3) Reduza os termos semelhantes

a) 1/2x – 1/3y + x= 
b) 4a- 1/2a + 5 - 1/3 = 
c) 1/2a- 3a² + a + 3a = 9ª – 6a² 
d) 4y – 3/5y + 1/2 + 1 = 34y + 15 
e) 2m + 3 + m/2 – ½ = 10m +10 


ELIMINAÇÃO DE PARÊNTESES, COLCHETES E CHAVES 

Vamos lembrar que: 
1) Ao eliminar parênteses procedimentos pelo sinal positivo(+),não troque os sinais dos termos incluídos nos parênteses.

Exemplo

2x + (5x – 3) 
2x + 5x – 3 
7x – 3

2) Ao eliminar parênteses precedidos pelo sinal negativo ( - ), troque os sinais dos termos incluídos nos parênteses. 

Exemplo 

7x – (4x – 5) 
7x – 4x + 5 
3x + 5 

Obs: Para a eliminação de colchetes e chaves são validas as regras acima. 

Exemplos 1

5x + (3x -4) – (2x – 9) 
5x +3x – 4 -2x + 9 
5x + 3x -2x -4 + 9 
6x + 5 

Exemplo 2 

8x – [-2x + (10 + 3x – 7)] 
8x –[-2x +10+3x-7] 
8x +2x -10-3x+7 
8x + 2x – 3x -10 +7 
7x -3 

Exemplo 3 

2x² + { 3x – [ 6x – ( 3x² + x)]} 
2x² + { 3x – [ 6x – 3x² - x]} 
2x² + { 3x – 6x + 3x² + x} 
2x² + 3x – 6x + 3x² + x 
2x² + 3x² + 3x -6x + x 
5x² -2x 

EXERCÍCIOS

1) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébricas:

a) 6x + (2x – 4) – 2 = (R: 8x – 6) 
b) 7y -8 – (5y – 3) = (R: 2y – 5) 
c) 4x – ( -3x + 9 – 2x) = (R: 9x – 9) 
d) 3x – (-2x +5) – 8x + 9 = (R: -3x + 4) 
e) 4x – 3 + (2x + 1 ) = (R: 6x – 2) 
f) ( x + y ) – ( x + 2y) = (R: -y) 
g) (3x – 2y) + ( 7x + y) = (R: 10x – y) 
h) –(8x + 4) – ( 3x + 2) = (R: -11x – 6) 

2) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébricas

a) 5x + ( 3x – 2) – ( 10x – 8) = (R: -2x + 6) 
b) 6x + (5x – 7) – (20 + 3x) = (R: 8x -27) 
c) ( x + y + z ) + x – ( 3y + z) = (R: 2x – 2y) 
d) (m + 2n ) – ( r - 2n ) – ( n + r) = (R: m + 3n – 2r) 
e) –(6y + 4x ) + ( 3y – 4x ) – ( -2x + 3y) = (R: -6y – 6x) 

3) Reduza os termos semelhantes nas seguintes expressões algébrica:

a) 6x² - [ 4x² + ( 3x – 5 ) + x = (R: 2x² - 4x + 5) 
b) 3x + { 2y – [ 5x – ( y + x )]} = (R: -x + 3y) 
c) -3x + [ x² - ( 4x² - x) + 5x] = (R: -3x² + 3x) 
d) Xy – [2x + ( 3xy – 4x ) + 7x ] = (R: -2xy - 5x) 
e) 8x – [( x + 2m) – ( 3x – 3m)] = (R: 10x – 5m) 
f) X – ( b – c) + [ 2x + ( 3b + c) ]= (R: 3x + 2b + 2c )
g) –[x + ( 7 – x) – ( 5 + 2x) ]= (R: -2 +2x) 
h) {9x – [ 4x – ( x – y ) – 5y ] + y} = (R: 6x + 3y) 
i) ( 3x + 2m) – [ (x – 2m) – ( 6x + 2m) ] = (R: 8x + 6m) 
j) 7x³ - { 3x² -x – [ 2x – ( 5x³ - 6x²) – 4x ]} = (R: 2x³ + 3x² - x) 
k) 2y – { 3y + [ 4y – ( y – 2x)+ 3x ] – 4x } + 2x = (R: 11y – 4x) 
l) 8y + { 4y – [ 6x – y – ( 4x – 3y ) – y ] -2x } = (R: 6x + 4y) 
m) 4x – { 3x + [ 4x – 3y – ( 6x – 5y ) – 3x ] – 6y } 
n) 3x – { 3x – [ 3x – ( 3x –y ) – y ] –y } - y 

4) Reduza os termos semelhantes: 
a) -2n – (n – 8) + 1 = (R: -3n + 9) 
b) 5 – ( 2x – 5) + x = (R: -x +10) 
c) 3x + ( -4 – 6x) + 9 = (R: -3x +5) 
d) 8y – 8 – ( -3y + 5) = (R: 11y – 13) 
e) X – [ n + (x + 3) ] = (R: -n -3) 
f) 5 + [x – ( 3 – x) ] = (R: 2x + 2) 
g) x² - [ x – (5 - x²)] = (R: -x + 5) 
h) 5x – y – [x – (x - y)] = (R: 5x – 2y) 

5) Reduza os termos semelhantes: 

a) 2x + ( 2x + y) – ( 3x – y) + 9x = (R: 10x + 2y) 
b) 5x – { 5x – [ 5x – ( 5x – m ) – m ] –m } – m = (R:  0) 
c) – { 7x – m – [ 4m – ( n – m – 3x) – 4x ] + n } = (R: -8x + 6m -2n)
d) 5xy – { - (2xy + 5x )+ [3y – (-xy +x + 3xy)]} = (R: 11xy + 6x - 3y)

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